domingo, 21 de fevereiro de 2010

Informações gerais do Grupo Escoteiro Santa Mônica







O grupo
Fundado em 27 de outubro de 1984 o Grupo Escoteiro Santa Mônica tem 28 anos de tradição, sendo um dos mais atuantes e organizados do Paraná. Ele está localizado dentro do Santa Mônica Clube de Campo, local privilegiado junto à natureza e com toda a segurança, contando com uma sede especialmente projetada para abrigar este tipo de atividade. A participação no grupo é aberta aos dependentes de associados. 

Como se dividem as atividades dentro do grupo?
As atividades são direcionadas por ramos, que obedecem à faixa etária dos participantes:
Lobinhos – 7 a 10 anos e meio
Escoteiros – 10 e meio a 14 anos e meio
Sênior – 14 anos e meio a 17 anos
Pioneiros – 18 a 21 anos



Qual o passo inicial para ingressar no grupo escoteiro?



Em primeiro lugar é preciso que o jovem e o(s) responsável(eis) se dirijam até a sede do grupo escoteiro para saber da disponibilidade de vaga para o ramo pretendido
A entrada de novos elementos no grupo acontece sempre no início de cada semestre, portanto, havendo interesse é importante preencher a ficha de inscrição e aguardar a chamada, que é feita por e-mail.
A secretaria do grupo funciona aos sábados das 14h30 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas também pelo  e-mail gesmescoteiro@gmail.com
A ficha de espera, e principalmente o e-mail, é o nosso meio de contato com os interessados. É importante que se durante o processo de espera houver alguma alteração no e-mail do interessado ela seja comunicada ao grupo o quanto antes (gesmescoteiro@gmail.com)







Eu preciso comprar o uniforme já na primeira semana de participação?
Não. No processo de adaptação o jovem pode vir com calça jeans ou bermuda e camiseta (ou roupa apropriada para o frio). Recomendamos sempre o uso de roupas mais velhas, inclusive os sapatos mais "detonados" pois as atividades acontecem ao ar livre e os jovens devem ter toda a liberdade de movimentos, sem se preocupar se estão sujando ou estragando a roupa. 



Em caso de chuva a atividade é cancelada?
Não. A nossa sede permite que as atividades aconteçam em qualquer condição climática. E enfrentar condições adversas também faz parte do espírito escoteiro. Por este motivo é sempre solicitado, independente do clima, que o jovem traga uma muda de roupa extra, pois sempre poderá haver atividades em que roupas e tênis fiquem sujos ou molhados.





Quando o jovem passa a usar o uniforme escoteiro?
O uniforme escoteiro tradicional na nossa região é composto de camisa azul oficial da UEB - União dos Escoteiros do Brasil, calça jeans, cinto, tênis e lenço do grupo escoteiro. O jovem irá adquirir a camisa no momento em que realmente definir a sua participação no grupo, quando também poderá ser investido e receber o lenço do grupo. A investidura pode coincidir ou não com a promessa escoteira, dependendo do ramo e da determinação da chefia. Este uniforme será usado sempre na abertura e encerramento das atividades do dia. Durante as atividades os jovens usam roupas normais (a maioria usa a camiseta do grupo, adquirida na secretaria do grupo escoteiro).


Lobos

Escoteiros



Qual o dia e horário das atividades?
As atividades acontecem aos sábados, das 14h30 às 17h30. Em caso de feriado as atividades podem ser canceladas, havendo comunicado prévio. Prioritariamente elas são desenvolvidas na sede, havendo também atividades externas, previamente agendadas. Neste caso a participação acontece somente com a expressa autorização dos pais ou responsáveis.






Atividades extras
Semestralmente são agendadas atividades extras, que podem acontecer na sede escoteira ou fora dela. Para lobinhos, por exemplo, já tivemos passeio de trem até Morretes, visita às cavernas do Parque de Campinhos, e acantonamentos na sede do grupo ou em sítios.
Para os escoteiros são realizadas atividades na sede do clube e externas, como acampamentos, jogos ou caminhadas sempre coordenados pelas patrulhas e chefias. As atividades de acampamento de final de semana e feriados, bem como atividades externas são sempre previamente comunicadas.



Sêniores e Pioneiros desenvolvem seus cronogramas diretamente com as chefias.
É importante destacar que todos os locais de atividade externa são visitados previamente pelos chefes, onde são verificadas todas as condições de acesso e segurança. 

Participação dos pais


O ingresso no grupo escoteiro não se resume apenas ao jovem. É preciso que a família também se engaje e esteja preparada para colaborar. O movimento escoteiro não existe sem a participação dos pais ou responsáveis, os chamados Pais de Apoio. Sua colaboração é importante em atividades dentro e fora da sede, na preparação de lanches, na organização de eventos ou transporte, sempre dentro da disponibilidade de cada um.
Os mais engajados acabam se tornando chefes, presidentes, diretores e colaboradores nas atividades administrativas e operacionais do grupo. É importante destacar que todo esse trabalho é realizado de forma voluntária, tendo uma só finalidade: a continuidade do movimento escoteiro e o crescimento pessoal de cada jovem participante do grupo.

É preciso pagar para participar do grupo escoteiro?
O nosso grupo escoteiro, como todos os demais, realiza entre seus membros o rateio dos custos na forma de semestralidade, fixada no início das atividades. Neste valor estão incluídas as taxas de inscrição na UEB – União dos Escoteiros do Brasil, e gastos com atividades – alimentação em acampamentos e ingressos em passeios que estejam dentro do planejamento semestral - participação em eventos escoteiros regionais, alimentação na sede em dia de atividade e compra e manutenção de material, bem como para os custos administrativos.

Os chefes e diretores do grupo recebem algum tipo de remuneração?
Não. Todos os chefes e diretores trabalham de forma gratuita, de acordo com as leis que regem o trabalho voluntário. Caso tenham filhos participando do grupo, têm direito a um desconto de 10% na semestralidade. Aqueles que se tornam chefes e dirigentes, recebem a orientação dos escotistas mais antigos dentro do grupo.
Todos participam também de cursos periódicos promovidos pela União dos Escoteiros do Brasil – Seção Paraná, voltados para os ramos específicos e para dirigentes.


E se meu filho(a) tiver uma festa de aniversário de um colega no sábado à tarde ou se tiver que viajar, ele pode faltar?
É importante que a participação no grupo escoteiro seja encarada pela família e pelo jovem como um compromisso para com ele mesmo e com o grupo. Os chefes realizam reuniões durante a semana para discutir as atividades que serão realizadas, sempre levando em conta que poderão contar com todos os participantes. Caso seja mesmo necessário faltar procure avisar com antecedência, seja no sábado anterior, seja via e-mail ou por telefone durante a semana.

ESCOTISMO: O Escotismo é um movimento educativo mundial, e o seu programa estimula o jovem a "fazer coisas interessantes", a ser responsável e a tomar decisões de forma progressiva, de acordo com a sua idade, conforme o lema “aprender fazendo”. Sua pedagogia lança mão de atividades em equipe, que compreendem jogos educativos, excursões e acampamentos junto à natureza. Estas técnicas constituem um saudável treino para a autonomia e, acrescidas aos jogos e divertimentos, são ingredientes que tornam as atividades gratificantes e proveitosas. Tudo no Escotismo tem um significado ou uma finalidade prática. Esta característica é fundamental para despertar a motivação dos jovens para a ação, que leva ao aprendizado.
O propósito do movimento é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.
A principal meta do Escotismo é um jovem feliz.



3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo blog, grandes informações escoteiras.

Sempre Alerta,

Chefe Beto - 051/PR

ALBERTO ARAÚJO disse...

Em dezembro deste ano espero poder passar por ai e encontrar alguns irmãos escoteiros pessoalmente. Sou escotista aqui em Cuiabá - MT e já passei por enfrente desse clube varias e varias vezes. Tenho amigos e parentes em Campina Grande do Sul e Quatro Barras. Um abraço e sempre alerta para todos!!!

hercilio disse...

É uma alegria muito grande poder fazer parte de tudo isso.