quarta-feira, 1 de agosto de 2012

JAMBOREE DO RIO



Chefes e jovens do Grupo Escoteiro Santa Mônica aproveitaram as férias de julho e participaram do V Jamboree Nacional, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 15 e 20 de julho. O evento reuniu 5 mil participantes e proporcionou a todos a oportunidade de vivênciar atividades escoteiras e fazer amizades com pessoas de todo Brasil. 
Representando o Grupo Escoteiro Santa Mônica estiveram no evento a presidente do grupo, Clarenz Inêz Venturin Ishikawa, os chefes Suzana Leite José Age, Karla Bondi Biavatti, Maderli de Lima Ponchirolli, Henrique Leite Age José e Jairo Ataíde. Pioneiro: Pedro Afonso da Rocha Omoto. Escoteiros: Felipe Prey, Frederico Berdaky Gerlach, Gabrielle Baroni Sofiste de Souza, Guilherme Bondi Biavatti, Lucas Ern Pastich, Luiza Futigami Venantte, Mirelle Fabri de Albuquerque, Renata Iankoski Ramos, Sabrina Maia Vertuoso, Sarah Segatelli Franceschi, Thomas Wuestefeld e Tiago Bacellar Liu. Seniores: Arthur Takeshi Ishikawa, Augusto Kenji Ishikawa, Bruno Ern Pastuch, Fernanda Leite Age José, Gabriela Parizotto da Silva, Kevin Ken Oyama, Letícia Bacellar Liu, Martina Bessegato e Rafaela Santana Falkowski. 

Seniores no Corcovado (Cristo)

Escoteiros no Forte de Copacabana

Da esquerda para a direita: Chefes Suzana, Maderli, Karla, Jairo, André (Grupo Escoteiro Universitário) e Clarenz.

O que é o Jamboree?
O Jamboree é um encontro de escoteiros, que acontece em caráter nacional, mundial e por continentes. Entre as prováveis versões para o uso da palavra jamboree seria sua origem do zulu com o significado de “encontro oficial dos chefes da tribo”, ou apenas “encontro de pessoas”.  Outra versão aponta que a palavra jamboree significava "divertimento ruidoso", "folia" ou "farra" e está presente na gíria norte-americana desde o século 19. A partir de 1920, após Baden-Powell a usar para denominar um gigantesco encontro de escoteiros, esta palavra começou a entrar nos dicionários sempre associada ao escotismo. A forte ligação de Baden-Powell aos fundadores do escotismo nos Estados Unidos poderá ter motivado a escolha desta palavra.



Nenhum comentário: